Publicado por: therezinhadejesus | 04/08/2012

É TEMPO DE OLIMPÍADA – JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES 2012

Anéis Olímpicos gigantes na Torre da Ponte de Londres

Olimpíadas são uma celebração da união, da amizade e da paz, valores que cultivamos e procuramos difundir a toda a nossa Comunidade Escolar. Nada melhor que conhecermos um pouco desse evento tão inspirador, que motiva crianças e adultos em todas as partes do mundo e desperta a criatividade em nossos trabalhos dentro e fora da sala de aula, com esse tema.

Olimpíada é o nome dado ao período de quatro anos compreendido entre duas edições dos Jogos Olímpicos. O termo “Olimpíada” também costuma ser utilizado para designar uma edição dos Jogos olimpícos, conhecidos coletivamente como “Olimpíadas”.

A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.

Os jogos olímpicos tiveram inicio na cidade de Olímpia na Grécia, onde não existia participação feminina nas competições, as competições, por sua vez, eram dedicadas ao deus Zeus, a premiação dos vencedores era uma simples coroa feita de oliveira.

A primeira olimpíada aconteceu em 1896, na época da era moderna em Atenas, com a participação de 13 países.

 Os Jogos Olímpicos de 2012 estão sendo realizados na cidade de Londres, na Inglaterra, começaram em 27 julho e terminam em 12 de agosto, seguido pelos Jogos Paraolímpicos (para atletas com necessidades especiais) que vão de  29 de agosto a 9 de setembro.

Qual é o significado dos anéis olímpicos?

O símbolo olímpico é composto por cinco anéis entrelaçados de iguais dimensões, usadas sozinhas, em um ou em cinco cores diferentes, que são, da esquerda para a direita, azul, amarelo, preto, verde e vermelho. O símbolo olímpico (os anéis olímpicos) expressa a atividade do Movimento Olímpico e representa a união dos cinco continentes eo encontro dos atletas de todo o mundo nos Jogos Olímpicos.

Mascotes das Olimpiadas

Que eventos são disputados nos Jogos Olímpicos?

• TIRO COM ARCO

Há eventos individuais e de equipe em que os arqueiros competem em um torneio eliminatório, disparando flechas em um alvo a 70 metros.

• AQUATICOS
Aquático é composto por uma variedade de desportos, incluindo natação, mergulho, natação sincronizada e pólo aquático. Natação em águas abertas é incluído pela primeira vez este ano.

•  ATLETISMO
Existem 47 diferentes eventos de atletismo nas Olimpíadas, 24 para homens e 23 para as mulheres. Não há estrada 50 km a pé para as mulheres, que também competir no heptatlo em vez do decatlo, mas caso contrário, o de homens e mulheres eventos espelho uns dos outros.

• BADMINTON
Há cinco torneios olímpicos no esporte da raquete mais rápido do mundo: homens individuais, duplos, individuais das mulheres e dupla, bem como duplas mistas. Todos são eventos eliminatórios.

• BASEBALL
Duas equipes se revezam lançando e capturando as bases e o objetivo é marcar o maior número de corridas em nove investidas. Baseball desaparecerá dos Jogos Olímpicos em 2012.

• BASQUETEBOL
Cada jogo consiste em quatro períodos de 10 minutos com cinco minutos de horas extras permitidas se um jogo é amarrado. Medalhas de ouro olímpicas de basquete acabaram nas mãos dos americanos com mais freqüência.

• BOXE
Existem 11 categorias de peso disputadas em boxe olímpico – peso mosca ligeiro (sob 48kg) e super pesado (acima de 91kg). Somente pugilistas amadores com idades entre 17 e 34 estão autorizados a entrar.

• Canoagem / Caiaque
Os homens competem em ambas as canoas e caiaques, enquanto as mulheres competem apenas nos caiaques.
Flatwater canoa e kayak corrida foi visto pela primeira vez nos Jogos Olímpicos com uma competição de demonstração em 1924, antes que ele ganhou status de medalha completo em 1936.

• CICLISMO
Homens e mulheres competem em todas as formas de ciclismo nos Jogos Olímpicos, apesar de um punhado de provas de pista estão abertos apenas para os homens. Corridas de rua ocorrem em duas formas – corridas retas e provas cronometradas.

• HIPISMO
As três disciplinas equestres – show jumping, adestramento e três dias eventos, que fizeram parte dos Jogos Olímpicos desde 1912, são os únicos jogos que permitem que homens e mulheres para competir nos mesmos termos.

• ESGRIMA
Esgrima é dividido em três áreas definidas pelo tipo de arma utilizada. Eventos Epee usar uma mais pesada lâmina, os eventos de folha usar um isqueiro da lâmina em que apenas o tronco é um alvo, enquanto o sabre é uma lâmina de luz usada para cortar e de impulso.

• FUTEBOL
A competição olímpica de futebol é efetivamente uma Copa do Mundo sub-23 com 16 equipes competindo no torneio masculino e 12 no de mulheres. Os profissionais são autorizados a participar, mas no torneio masculino de cada nação é restrita a apenas três jogadores acima de 23 anos de idade.

• GINÁSTICA
Ginástica olímpica é composta por três disciplinas; artística, rítmica e trampolim. Ambos os homens e mulheres competem na ginástica, embora cada disciplina é muito diferente com medalhas individuais e de equipe também competiram.

• HANDEBOL
Duas equipes de sete competir em quadras cobertas para marcar mais gols do que o outro, jogando a bola para a rede adversária. Metades últimos 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos entre eles.

• HÓQUEI
Hóquei em campo é um jogo de 70 minutos dividido em duas metades de 35 minutos, enquanto o tempo extra e uma competição tacada de penalidade pode ser jogado em caso de empate. Ambos os lados campo 10 jogadores de linha e um goleiro.

• JUDO
Judô é um esporte de luta tradicional japonesa que remonta à década de 1880 e significa “o caminho suave”. Homens e mulheres competem em todas as classes de peso sete, com os homens competindo séries de cinco minutos e quatro mulheres.

• Pentatlo Moderno
Pentatlo moderno contém cinco esportes – tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida – que os concorrentes comprometem-se no curso de um dia. É o único evento que foi criado especificamente para os Jogos Olímpicos modernos.

• REMO
Existem 14 eventos com medalha na Jogos Olímpicos com as mulheres que competem em seis deles na competição.Acontece com o vencedor progredindo para uma semi final ou, por vezes, directamente para um barco de seis final.

• VELA
Todas as 11 classes realizam navegação em um formato de frota, em que competidores vão correr em um grupo em um percurso de bóias. Cada barco ganha uma pontuação igual a sua posição final, com o vencedor com a menor pontuação.

• TIRO
A Olimpíada tem 15 eventos de tiro, seis mulheres e nove para os homens. Para o rifle e os concorrentes categorias pistola atirar em alvos no campo de tiro. A categoria espingarda vê concorrentes atirar em alvos de argila.

• SOFTBALL
Softbol é um esporte exclusivo só para mulheres nos Jogos Olímpicos. O jogo é semelhante ao beisebol, com algumas diferenças fundamentais. Fast-passo da Mulher, a variação usado é jogado ao longo de sete innings, em vez de nove, com uma grande bola e pitching é axilas.

• TÊNIS DE MESA
Ténis de mesa reivindica o título de esporte do mundo maior participação – fato atribuído à sua imensa popularidade no Extremo Oriente. Existem quatro torneios de tênis de mesa Olímpicos – simples e duplas para homens e mulheres.

• TAEKWONDO
Taekwondo é uma das muitas formas de artes marciais coreanas, que remonta ao início do século 20. Homens e mulheres cada competir em quatro categorias de peso diferentes que variam de homens e acima de 80kg para 49 kg em mulheres abaixo.

• TÊNIS
Todas as competições de tênis Olímpicos são decididas em uma base nocaute. Cada nação pode introduzir um máximo de seis jogadores solteiros e quatro equipes de duplas, que são colocados em diferentes partes do empate. Para a competição escolhe 16 jogadores sãodistribuidos, enquanto que o sorteio de duplas inclui oito equipes semeadas.

• TRIATHLON
O triathlon olímpico, uma corrida de distância contínua que consiste em natação, ciclismo e corrida, é competido por homens e mulheres em corridas individuais. O evento é feita de natação por 1,5 km seguido por bicicleta por 40 km e terminando em uma corrida de 10 km.

• VOLEIBOL
Vôlei de quadra é jogado por equipes de seis ao longo de um período máximo de cinco sets, com os quatro primeiros vencido pela equipe que chega a 25 eo quinto pela equipe que chega a 15, embora eles devem ter uma vantagem de dois pontos. A variedade de praia acontece em uma arenal de menores proporções, com equipes de dois jogadores.

• PESO
Existem duas técnicas de halterofilismo – os Snatch e limpas e idiota, tanto realizados por cada atleta. Há oito categorias de peso no evento masculino, variando de 56 kg a mais de 105 kg. Na década de mulheres, há sete anos, a partir de 48 kg e passando à categoria de mais de 75 kg.

• LUTA LIVRE
Luta livre masculina é contestada em sete categorias de peso de galo para super-pesado. Todos os sete são contestados tanto greco-romana e estilo livre. Para as mulheres não há greco-romana.

E assim conhecemos um pouco dos Jogos Olímpicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: