Publicado por: therezinhadejesus | 27/08/2011

CAPOEIRA NO MAIS EDUCAÇÂO FAZ SUCESSO NA MOURÃO

Uma das oficinas do Projeto Mais Educação , recém iniciado que já começou fazendo sucesso entre as crianças da Escola Municipal Professor Mourão Filho é a Capoeira. Num ambiente de  musicalidade e dança, é um momento em que a disciplina e o espírito de equipe se manifestam de forma prazerosa. As crianças seguem a sua instrutora, a oficineira Luana, que demonstra excelente liderança e criatividade, e sentem-se realizadas quando conseguem repetir seus movimentos. É uma superação de limitações que se transfere para outros momentos, seja nas horas de estudo ou no seu relacionamento no dia a dia. E com isso as adesões ao projeto estão aumentando, também nas oficinas de Hip Hop, Desenho, Matemática, Letramento e Recreação, pois todas estão mais atraentes.

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.

Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a Capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato. ( Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Anúncios

Responses

  1. Olá me chamo silvania meu nome de guerra na capoeira e formiga,faço parte do centro cultural de capoeira filhos de maré camaçari bahia.Desde que o mais educação inicou aqui na bahia,eu sempre tive a vontade de ensinar tudo aquilo qaue aprendir com meu mestre.Ta sendo um prazer mostra o meu trabalho pra toda galera do mundo. Desejo a todas as crianças do mundo que se dediquem a capoeira pq ela nos ensina a viver enos torna uma pessoa humilde. Salve capoeira para todos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: