Publicado por: therezinhadejesus | 26/08/2010

EXPOSIÇÃO UM HOMEM CHAMADO RONDON

A Escola Professor Mourão Filho visitou no dia 24 de agosto de 2010, a Exposição Um Homem Chamado Rondon, no CCOPAB – Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, localizado na Av. Duques de Caxias 700, Vila Militar. Os alunos, acompanhados das professoras Domenica e Valquiria, e da educadora comunitária Inês, participaram de uma visita guiada onde além de aprender sobre a vida do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o patrono das Comunicações, puderam ver instrumentos, uniformes, curiosidades da época além de instalações cenográficas, em tamanho real, representando um Posto Telegráfico, que funciona, um acampamento,  tudo montado conforme é visto nas fotos e filmes apresentados na exposição. Participaram também da cerimônia de hasteamento da bandeira, por um aluno da escola. A exposição agradou a todos, por seu conteúdo multimidia de grande riqueza, com filmes, fotos, audio, apresentados de forma clara e ilustrada aos nossos alunos. Vale ressaltar a atenção dispensada a nossa escola pela Sra. Magali Feliciano, da coordenaçãodo evento,  desde o agendamento da visita até a recepção no local, que agradecemos em nome de toda comunidade escolar.

Posto telegráfico na selva

Barraca de acampamento

Mensagens pelo telégrafo


Respostas

  1. Experiência muito engrandecedora para as crianças, conhecer mais um pouco da história do Brasil através de um de sus personagens mais ilustres, o Marechal Rondon, que integrou nosso pais levando linhas telegráficas por quilometros pelo interior, numa época em que as mensagens demoravam dias, até meses para chegar em pontos distantes, por mensageiros a cavalo, barcos, e outros. E o local onde está a exposição, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, é onde se preparam os militares brasileiros que vão para missões no exterior, por exemplo o Haiti, Angola e outros paises onde o Brasil, trabalha subordinado a Organização das Nações Unidas. Com toda certeza, eventos como esse, agregam valor a toda ação de Educação, trazendo conhecimento e aproximando o aluno de eventos históricos do passado e da atualidade de seu país. Parabéns a todos!

  2. Sem dúvida alguma foi uma oportunidade muito enrigquecedora para nós,alunos e professores participar dessa exposição!


Deixe um comentário

Categorias